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Registros¶

Neste menu temos a possibilidade de lançar o registro de vários eventos e ocorrências envolvendo os vários tipos de maquinários. Os tipos de registros que podem ser lançados aqui são:

  • Abastecimento

  • Manutenções

  • Registro de Multas

  • Registro de Ocorrências

  • Atividade Operador

  • Movimento Pneu

  • Saída/Viagem

Abastecimentos¶

Nesta opção é possível registrar os abastecimentos feitos, seja em veículos ou qualquer outra máquina. Ao clicar na opção temos uma listagem de todos os abastecimentos já registrados no sistema. Para criar um novo registro de abastecimento, basta clicar no botão Criar e preencher o formulário que é exibido.

../../../_images/abastecimento_inclusao.png

Os campos exibidos são:

  • Número: Numeração do abastecimento, funcionando como um identificador;

  • Equipamento: Onde pode-se escolher para qual veículo/máquina cadastrada o abastecimento será feito;

  • Data;

  • Motorista/Operador: Define-se o parceiro/motorista responsável pelo abastecimento;

  • Operação: Define a operação relacionada a esse abastecimento, podendo estar relacionadas a: «Ativa»

    «Plantio», «Colheita» e «Replantio»;

  • Período de Produção: Define o período de produção associado ao abastecimento;

  • Talhão: Define o talhão associado ao abastecimento, caso haja;

  • Item: Combustível utilizado no abastecimento;

  • Quantidade: Quantidade de combustível utilizdaa;

  • Unidade Medida: Unidade de medição da quantidade de combustível;

  • Valor (un): Valor unitário do combustível;

  • Ponto abastecimento: Define o ponto de abastecimento onde a operação foi feita;

  • Valor: Valor total do abastecimento;

  • CC1, CC2 e CC3: Centros de custo associados ao abastecimento (ver nota);

  • Recibo/Documento;

  • Contador Inicial: Indicador de combustível antes do abastecimento;

  • Contador Final: Indicador de combustível após o abastecimento;

  • Odô./Hor. Atual: Horário e medição do odômetro atuais;

  • Consumo Médio: Média de consumo do veículo/máquina;

  • Quant Média: Quantidade média de combustível para aquele equipamento;

  • Custo Médio (R$): Custo médio de abastecimento para o veículo/máquina;

  • Autonomia: Tempo de autonomia médio do equipamento, caso haja.

Após o preenchimento, clica-se em Salvar para lançar o registro no sistema. Um abastecimento possui três estados: aberto, encerrado e cancelado. Ao gravar o registro no sistema o mesmo fica em Abero, situação na qual o registro pode ser revisado e editado, caso tenha havido erros.

../../../_images/abastecimento_aberto.png

Para que o registro seja gravado em definitivo e tenha efeito nos demais módulos do sistema, deve-se encerrar o registro, ação que diz ao sistema que ele foi preenchido corretamente e os efeitos podem ser consumados. Há o botão Encerrar na tela do registro de abastecimento que permite consumar a operação. Também é possível encerrar mais de um registro por vez pelo processo mostrado abaixo:

  1. Marcar os checkbox dos registros desejados;

  2. Clicar no botão Encerrar.

../../../_images/abastecimento_encerrar.png

A partir desse momento os campos não poderão ser mais editados e seu status mudará para Encerrado. Os registros também podem ser editados, duplicados e excluídos de modo similar aos demais objetos do sistema. Para mais detalhes clique sobre o nome da ação desejada.

Nota

Um Centro de Custo é um objeto do sistema que representa uma unidade da estrutura organizacional da empresa. Uma da forma de se articular os centros de custo é pensando-os como setores diferentes da empresa (contábil, financeiro, administrativo, etc.). Funcionam como agrupadores de custos dentro da estrutura organizacional, permitindo então obter uma visão ampla do destino dos gastos e destacar setores mais ou menos custosos.

Manutenções¶

O módulo também permite fazer registro de manutenções para qualquer dos veículos/máquinas cadastrados no sistema. Ao clicar na opção temos uma listagem de todas manutenções registradas e algumas informações a respeito de cada uma, como é possível ver no exemplo abaixo.

../../../_images/manutencoes_list.png

Assim como todos os objetos do sistema, os registros de manutenção podem ser incluídos, editados, duplicados e excluídos do modo já documentado antes no sistema (para mais detalhes clique sobre o nome da opção desejada).

Para adicionar o registro de uma nova manutenção basta clicar no botão Criar exibido na tela de listagem e preencher o formulário que se segue.

../../../_images/manutencao_inclusao.png

Vejamos o que significa cada um dos campos:

  • Equipamento: Veículo/Máquina no qual será feita a manutenção;

  • Funcionário Designado: Parceiro/funcionário designado para fazer a manutenção;

  • Data Início: Data de início da manutenção;

  • Prioridade: Nível de prioridade da manutenção;

  • Nível Crítico: Criticidade da manutenção, podendo ser: «Baixa», «Média», «Alta», ou «Crítica»;

  • Prestador Serviço: Parceiro contratado para realizar a manutenção;

  • Funcionário Supervisor: Funcionário responsável por supervisionar a manutenção, em caso de terceirização;

  • Data Fim: Data de término da manutenção.

  • Tipo Mnutenção: «Corretiva» ou «Planejada»;

  • Odô./Hor. Ant.: Medição anterior do odômetro/horímetro;

  • Motorista: Motorista responsável pelo veículo em questão;

  • CC1, CC2, CC3, CC4 E CC5: Centros de custos associados à manutenção;

  • Motivo: Causa da manutenção;

  • Observações: Campo reservado para observações opcionais

Após o preenchimento do formulário clica-se em Salvar para lançar o registro no sistema.

Assim como os abastecimentos, as manutenções são registros que podem possuir diferentes status. O status atual do documento pode ser verificado no canto superior direito da tela, como mostrado abaixo:

../../../_images/manutencao_status.png

Ou então podem ser visualizados na listagem de manutenções:

../../../_images/manutencao_status2.png

Após o registro da manutenção ser salvo ele fica automaticamente com o status Aguardando manutenção, que indica que a manutenção ainda não foi executada. Neste estado, são exibidos os seguintes botões na parte superior esquerda da tela:

../../../_images/manutencao_btn.png

Suas respectivas funções são:

  • Manutenção: Confirma que a manutenção começou a ser executada;

  • Agendamento: Informa que a manutenção foi adiada.

Ao clicar em Agendamento o estado da manutenção é alterado para Agendamento. Ao clicar no botão Manutenção o status da manutenção é alterado para Em Manutenção, sendo exibido então um novo botão no lugar dos anteriores entitulado Concluir, que informa que a manutenção foi finalizada. Após concluir a manutenção a mesma ficará com o status Concluída.

Há ainda uma terceira ação que pode ser feita com o registro da manutenção. Enquanto o registro estiver com o status Concuído o sistema permite cancelar o registro por meio do botão Cancelar.

../../../_images/manutencao_cancelar.png

Após o cancelamento o status do registro muda para Cancelado e os efeitos que esse registro eventualmente exerceu sobre os demais módulos são anulados.

Assim como a maioria dos registros feitos no sistema, existe uma seção de abas na parte inferior que comportam mais informações adicionais. Vamos a elas.

Itens¶

Na primeira aba, entitulada Itens, podem ser adicionados determinados itens que serão consumidos durante a manutenção. Esta informação causará movimentação de estoque de acordo com as informações registradas.

A aba exibe a listagem dos itens já cadastrados na manutenção, como se vê abaixo.

../../../_images/manutencao_itens.png

Para adicionar um novo item à manutenção basta clicar no botão Adicionar e preencher o formulário que se segue.

../../../_images/manutencao_itemadd.png

As informações registradas no item são:

  • Tipo: Estado do uso do item, podendo ser: «Análise», «Aguardando», «Executando» ou «Realizado»;

  • Item: Item ou produto utilizado.

  • Depósito: Depósito do qual o item será retirado para utilização;

  • Qtd em Estoque: Quantidade do item em questão disponível em estoque;

  • Quantidade: Quantidade a ser utilizada;

  • Valor Unit.: Valor unitário do item em questão;

  • Data Início: Início da utilização do item na manutenção.

  • Data Fim: Fim da utilização do item.

  • Observação: Espaço reservado para observações opcionais.

Após o preenchimento, clica-se em salvar e o registro do item é adicionado à manutenção.

Nota

Importante notar que os itens que podem ser incluídos são apenas os itens já cadastrados como produtos no sistema. Para mais informações, clique aqui

Responsáveis¶

Na segunda aba é possível informar um conjunto de responsáveis pelas atividades relacionadas à manutenção.

../../../_images/manutencao_responsaveis.png

Para adicionar um novo registro de responsável, basta clicar no botão Adicionar e preencher o formulário.

../../../_images/manutencao_responsaveladd.png

Os campos disponíves são:

  • Responsável: Parceiro que se deseja incluir;

  • Atividade;

  • Tipo;

  • Quantidade de Horas.

Registro de Multas¶

O módulo também permite registrar multas no sistema. Clicando na opção nos é exibida uma tela com a listagem de todas as multas que já foram cadastradas. Para criar um novo registro de multa, clica-se no botão Criar e preenche-se o formulário que é exibido em seguida.

Ocorrências¶

O módulo também oferece a possibilidade de se registrar ocorrências quaisquer que envolvam a frota de veículos/máquinas. Estas ocorrências podem ser falhas de funcionamento, de operação, defeitos levantados por funcionários ou quaisquer outros eventos que possam ocasionar uma manutenção.

Clicando na opção o sistema nos exibe a listagem de todas as ocorrências já lançadas no sistema, com algumas informações.

Para criar uma nova ocorrência basta clicar no botão Criar e preencher o formulário exibido.

../../../_images/ocorrencia_inclusao.png

Os campos são:

  • Equipamento: Veículo/Máquina relacionada à ocorrência;

  • Motorista: Operador do veículo/máquina envolvido;

  • Data: Data da ocorrência;

  • Funcionário Responsável;

  • Motivo: Descrição da causa da ocorrência.

Após o preenchimento clica-se no botão Salvar para gravar o registro. As ocorrências também podem ser editadas, duplicadas e excluídas da forma já documentada (para mais detalhes clique no nome da ação desejada).

As ocorrências também possuem diferentes status possíveis, sendo eles: «Ocorrência», «Em Análise», «Analisado» e «Encaminhado Manutenção».

../../../_images/ocorrencias_status.png

Ao incluir uma nova ocorrência o registro fica gravado com o status Ocorrência. Nesse momento é exibido na parte superior direita da tela o botão Em Análise, que informa ao sistema que a ocorrência registrada passou a ser analisada pelo setor responsável.

../../../_images/ocorrencia_emanalise.png

Neste momento o status do registro é Em Análise. Neste segundo momento é exibido o botão Analisado que indica ao sistema que a ocorrência relatada foi analisada pelo setor responsável. Neste momento, o status da ocorrência é alterado para Analisado.

../../../_images/ocorrencias_analisado.png

Caso confirme-se que a ocorrência acarretará numa manutenção, clica-se no botão Enviar manutenção, localizado no mesmo local dos botões anteriores.

../../../_images/ocorrencias_em.png

Ao clicar nesse botão é automaticamente criado um registro de manutenção com as informações inseridas na ocorrência. Daí por diante, segue-se o processo de uma manutenção.

Atividade Operador¶

Nesta operação podemos cadastrar diferentes atividades realizadas por cooperadores da empresa, a fim de obter um conjunto de registros o mais completo possível sobre as demandas distribuídas entre os colaboradores.

Ao clicar na opção nos é exibida uma listagem contendo todos os registros de atividades já cadastrados. Para incluir um novo registro basta clicar sobre o botão Criar e preencher o formulário exibido.

../../../_images/operador_inclusao.png

Os campos disponíveis são:

  • Veículo: Veículo ou equipamento no qual a atividade será realizada;

  • Operação: Tipo de operação associada à atividade;

  • Motorista: Motorista ou operador do equipamento;

  • Motivo: Causa da atividade;

  • Data Início;

  • Data Fim;

  • Odômetro Início: Medição inicial do odômetro;

  • Odômetro Final: Medição final do odômetro;

  • Observação: Campo reservado para informações adicionais.

Logo abaixo há uma seção chamada Atividade, na qual será adicionada explicitamente a atividade que será realizada pelo operador. Ao clicar no botão Adicionar nos é exibido o seguinte formulário:

../../../_images/operador_atividadeadd.png

Os campos disponíveis são:

  • Atividade: Nome da atividade a ser realizada;

  • Tipo: A natureza da ativdade a ser desempenhada;

  • Quantidade Horas: Tempo de duração da atividade, em horas.

Após o preenchimento clica-se no botão Salvar para incluir a atividade e depois novamente em Salvar para cadastrar o registro. Assim como todos os objetos do sistema, os registros de atividade podem ser incluídos, editados, duplicados e excluídos do modo já documentado antes no sistema (para mais detalhes clique sobre o nome da opção desejada).

Movimento Pneu¶

Em Movimento Pneu é possível registrar movimentações de pneu, para caso haja mudança na posição no mesmo equipamento, mudança de um equipamento para outro ou ambos os casos. Desse modo esta opção oferece uma solução para controle e gerência das unidades de pneus.

Clicando na opção nos é exibida a listagem de todas as movimentações já cadastradas no sistema. Para incluir uma nova movimentação, basta clicar no botão Criar e preencher o formulário.

../../../_images/movpneu_inclusao.png

Os campos disponíveis para preenchimento são:

  • Pneu: Pneu que será movimentado;

  • Tipo: Tipo de movimentação, podendo ser: «Troca Equipamento», «Manutenção» e «Outros»;

  • Data Movimento: Data em que ocorreu a movimentação;

  • Ordem de Serviço: Registro de manutenção associado à movimentação de pneu;

  • Laudo Remoção: Laudo técnico do pneu no momento de sua remoção;

  • Laudo Destino: Laudo técnico no pneu no momento de sua realocação.

  • Equipamento Oridem: Eqipamento/Veículo do qual o pneu foi removido;

  • Equipamento Destino: Eqipamento/Veículo para o qual o pneu se destina;

  • Posição Origem: Posição que o pneu ocupava originalmente;

  • Posição Destino: Nova posição do pneu após a movimentação

Após o preenchimento dos dados necessário, clica-se no botão Salvar para gravar o registro no sistema. A partir de então a posição e o equipamento do pneu serão atualizados de acordo com os dados inseridos no movimento.

Assim como todos os objetos do sistema, os registros de movimento de pneu podem ser incluídos, editados, duplicados e excluídos do modo já documentado antes no sistema (para mais detalhes clique sobre o nome da opção desejada).

Saída/Viagem¶

Nesta opção temos a possibilidade de registrar saídas de carga, de modo a ter um conjunto de registros completos sobre as movimentações de carga além de ter registrado as saídas dos diferentes equipamentos/caminhões. Ao clicar na opção temos a listagem de todas as saídas já registradas. Para incluir uma nova saída, clique no botão Criar e preencha o formulário exibido.

../../../_images/cargaviva_inclusao.png

Os campos disponíveis são:

  • Equipamento: Veículo que fará o transporte da carga;

  • Motorista: Motorista responsável pelo transporte;

  • Contrato: Contrato associado à carga em questão;

  • Transportador: Parceiro responsável pelo transporte;

  • Data Saída;

  • Data Retorno;

  • Número: Identificador numérico do registro;

  • Motivo: Causa do transporte;

  • Local Origem: Local de partida do transporte;

  • Local Destino: Local de chegada do transporte;

  • Condição pagamento: Condição estabelecida para pagamento do transporte;

  • Observação: Espaço reservado para anotações adicionais.

Após o preenchimento dos campos necessários, clica-se no botão Salvar para lançar o registro no sistema. Assim como todos os objetos do sistema, os registros de saída podem ser incluídos, editados, duplicados e excluídos do modo já documentado antes no sistema (para mais detalhes clique sobre o nome da opção desejada).

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