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Parceiros¶

Está é seção principal do módulo de contatos. Clicando no menu, três opções são exibidas: Contatos, Categorias e Títulos.

Contatos¶

Aqui temos a listagem de todos os parceiros cadastrados, que é o objeto principal do funcionamento deste módulo, como explicado na apresentação do módulo.

../../../_images/contatos_index.png

As ações básicas disponíveis no módulo são a inclusão, edição, duplicação e exclusão de parceiros. Vejamos cada uma das ações separadamente.

Inclusão¶

Para criar o cadastro de um novo parceiro, segue-se o seguinte procedimento:

  1. Clicar no botão Criar;

  2. Preencher todos os campos de acordo com os dados do parceiro:

    • Nome: Nome da pessoa ou da empresa a ser incluída;

    • Tipo Empresa: Especifica o tipo de parceiro, se é pessoa física ou jurídica;

    • Empresa Superior/Matriz: Especifica se o parceiro é uma subsidiária ou filial de um outro parceiro cadastrado; deixa-se em branco em caso negativo;

    • CEP;

    • Cidade;

    • Estado;

    • País;

    • Endereço;

    • Número;

    • Complemento;

    • Bairro;

    • Telefone;

    • Fax;

    • Celular;

    • Website: Site do parceiro;

    • Email;

    • Título: Pronome de tratamento a ser utilizado com o parceiro;

    • Marcadores;

  3. Clicar em Salvar.

../../../_images/incluir.png

Esses são os campos básicos para se cadastrar um novo contato, porém existem alguns outros campos opcionais que acrescentam conteúdo ao registro. Esses campos estão localizados em abas na parte de baixo da tela, sendo elas: Contatos e Endereços, Dados Adicionais, Vendas & Compras, Notas, Financeiro, Informações Fiscais e Endereço. Vejamos cada uma separadamente.

Contatos e Endereços¶

Nesta primeira seção é possível adicionar contatos e endereços adicionais para o parceiro em questão.

../../../_images/inclusao_ce1.png

Ao clicar no botão Adicionar será exibida uma tela na qual poderão ser inseridos os novos dados a serem adicionados.

../../../_images/inclusao_ce2.png

Na parte superior da tela é possível informar os tipo de endereço que será inserido. Logo abaixo estão os campos que conterão as informações a serem adicionadas.

Dados Adicionais¶

A segunda aba disponível é Dados Adicionais, na qual é possível adicionar informações opcionais acerca do parceiro.

../../../_images/inclusao_da.png

No primeiro checkbox é possível definir se o parceiro é um transportador; no segundo, se é um funcionário. Também é possível atribuir uma data de nascimento ao parceiro, um código de barras e um idioma.

Vendas & Compras¶

Na aba Vendas & Compras é possível informar ao sistema se o parceiro em questão é um comprador ou um fornecedor para a empresa titular. Basta marcar o checkbox correspondente ou deixar em branco caso nenhuma das duas opções seja o caso.

../../../_images/inclusao_vc.png

A aba Notas permite que seja adicionado um texto com observações a respeito do parceiro.

../../../_images/inclusao_notas.png

Financeiro¶

Nesta aba é possível incluir informações financeiras a respeito do parceiro cadastrado. É possível definir com que banco o parceiro trabalha e quais as contas bancárias associadas.

../../../_images/inclusao_fin.png

Informações Fiscais¶

Essa é a mais compelxa e importante aba da tela de inclusão. Nela é possível definir quais são as características fiscais do parceiro cadastrado. Essas informações terão impacto direto na configuração fiscal dos documentos envolvendo o parceiro, portanto é de crucial importância o preenchimento correto dos campos desta seção.

../../../_images/inclusao_fiscal.png

Nota

Ao se preencher os campos dessa aba é importante que se consulte o setor contábil do parceiro cadastrado, pois qualquer informação imprecisa em algum desses campos poderá ter consequências fiscais para os documentos que serão emitidos de forma associada ao parceiro.

Edição¶

O módulo também permite que os registros dos parceiros sejam editados. O processo para editar um registro é idêntico ao dos demais objetos do sistema, a saber:

  1. Clicar no parceiro desejado para que o cadastro seja aberto;

  2. Em seguida, clicar no botão Editar;

  3. Alterar os campos desejados, que agora se tornaram editáveis;

  4. Clicar no botão Salvar.

../../../_images/editar.png

Duplicação¶

De modo a agilizar o processo de cadastro de um parceiro, o sistema disponibiliza a função de duplicar o registro. Desse modo é gerado um registro novo com todos os dados copiados do anterior, cabendo ao usuário apenas alterar os campos necessários.

Para executar essa função, basta clicar sobre o parceiro desejado para que o cadastro seja exibido. Após, clica-se no botão Ação e em seguida na opção Duplicar que é exibida. Depois disso a tela do novo registro com os dados copiados será exibida para edição.

../../../_images/duplicar.png

Exclusão¶

Analogamente a todos os objetos do sistema, para excluir um registro basta clicar no parceiro desejado para que a tela do cadastro seja aberta, e logo após clicar nno botão Ação e em seguida na opção Excluir. O registro é então permanentemente excluído.

../../../_images/excluir.png

Categorias¶

Nesta seção é possível definir grupos de contatos específicos que compartilham características.

../../../_images/categorias.png

Para se adicionar uma nova categoria, basta clicar no botão Criar e preencher os campos exibidos de acordo com o desejado.

../../../_images/categorias_inclusao.png

O única campo necessário é Name; o campo Parent indica se é um subgrupo de outro grupo já existente, e Color … Os processos de edição, duplicação e exclusão são análogos aos demais objetos do sistema.

Títulos¶

Nesta última opção é possível consultar, editar e definir formas de tratamento a serem utilizadas com os parceiros. O sistema já vem com a maioria das formas de tratamento usuais pré-definidas, sendo rara a necessidade de se fazer alterações nessa tela.

../../../_images/titulos.png

No entanto, caso haja necessidade de se incluir uma nova forma de tratamento, basta clicar no botão Criar e preencher os campos da tela que abre em seguida:

../../../_images/titulos_inclusao.png

Name é a forma de tratamento a ser incluída e Abbreviation é a abreviação dessa forma. Após a inserção, basta clicar no botão Salvar para que a nova forma seja criada. Analogamente aos itens anteriores, os processos de edição, duplicação e exclusão podem ser consultados clicando sobre a opção desejada.

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